Aguarde, carregando...

Registro de marca - tenha uma presença online ou offline com segurança

Registro de marca - tenha uma presença online ou offline com segurança
Axel Belarmino
Por: Axel Belarmino
Dia 14/04/2019 04h19

Ter uma marca significa ter um patrimônio muito valioso, no qual, as pessoas conseguem identificar o produto ou serviço de um empresário, e a marca ainda diferencia os concorrentes.

A marca representa o negócio do empreendedor, além de, refletir seus valores e sua missão no mercado. Isto é, representa um poderoso ativo empresarial. Por isso, é importante entender o que é o registro de marcas e quais suas vantagens. 

No Brasil as marcas podem ser registradas no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. E através do registro o titular tem direitos exclusivos sobre o sinal, ou seja, pode impedir qualquer pessoa de utilizar sinal idêntico ou parecido ao seu. Além disso, dependendo do negócio, o empreendedor poderá vendê-la ou licenciá-la. O que significa que o registro gera mais um ativo financeiro do negócio.

A demora ou a falta de registro pode ocasionar problemas para o negócio do empresário. Se alguém tem uma marca e utiliza no mercado, principalmente no meio digital, ela pode ficar famosa. Então, se essa marca não está registrada, alguém de má-fé pode requerer o registro primeiro. Este conflito provavelmente só será resolvido em uma disputa judicial.

Um outro cenário, pode gerar dificuldades no registro. Se dois empreendedores têm negócios no mesmo ramo e com marcas parecidas, o primeiro que o INPI conceder o registro poderá impedir o outro de utilizar a marca. O impedido deverá trocar de marca, evitando violar direito de outra pessoa.

Com o desenvolvimento da sociedade e da tecnologia, o mercado também mudou. Hoje uma presença digital é quase obrigatória em diversos campos de atividade. O Marketing Digital vem com muito sucesso demonstrando que é um instrumento poderoso para captar clientes.

 

Mas, o que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é o conjunto de atividades realizadas na internet que uma empresa (ou pessoa) com os objetivos de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. E Promover produtos e marcas por meio de mídias digitais é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta e personalizada.

Para isso, é necessário fazer investimentos em profissionais qualificados e ferramentas adequadas com o objetivo de otimizar sites, criar bons conteúdos digitais (conteúdos relevantes), aumentar a visibilidade das páginas em mídias sociais e, com isso, podendo aumentar o número de vendas em seu negócio.

Diante dessa frequência no meio digital o empreendedor precisa priorizar a proteção de sua marca, pois o que adianta fazer sucesso e perder seu sinal distintivo no futuro?

 

Então conseguiu entender, a importância de Registrar sua Marca?

Espero que tenha gostado do artigo, e se quiser saber mais a fundo pode entrar em contato com um de nossos consultores, e ajudamos sua empresa a crescer usando nossa expertise para gerar mais Resultados em seu negócio com nosso serviço de Branding.

  

Autores: Axel Belarmino e Marcos Junior

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e obtenha ainda mais dicas de controle para suas contas.